O Pão
O pão é um alimento feito de farinha, água, fermento e sal cozido no forno. Feito assim, pode durar 3 a 4 dias. Como podem ver nas embalagens acima, a maior parte dos pães de supermercado tem bastantes aditivos, melhorantes, conservantes, gordura, açúcar, muito sal, que servem para acelerar o processo de fabrico, resultando num produto de pior qualidade. Felizmente, ainda se encontram pães simples regionais mas bem mais caros.
Adoro pão, principalmente pão alentejano, só com manteiga, queijo ou com azeite, orégãos azeitonas, era capaz de só comer pão a minha vida inteira. Com a hemodiálise, só ouvimos corta corta corta! Culpa do potássio, fósforo e do sal (pão de trigo de 100g tem 121 mg de potássio, 162 mg de fósforo e 610 mg de sódio), que em excesso se transformam em toxinas bastante perigosas para a nossa saúde; quanto ao queijo nem um cheirinho! Mas umas tirinhas de vez em quando só fazem bem ao espírito.
Podem consultar aqui a Tabela dos Alimentos no portal da diálise.
O ideal seria fazer o pão em casa, falta é tempo e sobra preguiça. A vantagem é poder controlar o sal, e a satisfação de conseguir-mos vencer e depois comer um pão quentinho espetacular, ou quase, feito por nós!
Se quiserem experimentar, escolhi umas receitas na Net, é só clicar nos links por baixo: