Dica 3 para uma alimentação mais gostosa e controlada

O Pão

O pão é um alimento feito de farinha, água, fermento e sal cozido no forno. Feito assim, pode durar 3 a 4 dias. Como podem ver nas embalagens acima, a maior parte dos pães de supermercado tem bastantes aditivos, melhorantes, conservantes, gordura, açúcar, muito sal, que servem para acelerar o processo de fabrico, resultando num produto de pior qualidade. Felizmente, ainda se encontram pães simples regionais mas bem mais caros.

Adoro pão, principalmente pão alentejano, só com manteiga, queijo ou com azeite, orégãos azeitonas, era capaz de só comer pão a minha vida inteira. Com a hemodiálise, só ouvimos corta corta corta! Culpa do potássio, fósforo e do sal (pão de trigo de 100g tem 121 mg de potássio, 162 mg de fósforo e 610 mg de sódio), que em excesso se transformam em toxinas bastante perigosas para a nossa saúde; quanto ao queijo nem um cheirinho! Mas umas tirinhas de vez em quando só fazem bem ao espírito.
Podem consultar aqui a Tabela dos Alimentos no portal da diálise.
O ideal seria fazer o pão em casa, falta é tempo e sobra preguiça. A vantagem é poder controlar o sal, e a satisfação de conseguir-mos vencer e depois comer um pão quentinho espetacular, ou quase, feito por nós!
Se quiserem experimentar, escolhi umas receitas na Net, é só clicar nos links por baixo:

Publicado por

JÁ ESTOU NOS 60, SOU DO REINO DOS ALGARVES, HIPER SENSÍVEL ÀS AFRONTAS URBANÍSTICAS E SOCIAIS  E FAÇO HEMODIALISE 3 X SEMANA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s