Adoro caril, e esta receita foi-me gentilmente cedida por uma senhora goesa, à qual acrescentei umas frutas no fim. É um festival de sabores, de perfumes e também visual, com as suas intensas e variadas cores que transmitem toda uma ancestralidade de saber, destacando-se a combinação do gosto e das características digestivas das especiarias. Como sabem o caril é um guisado, não uma mistura de especiarias, como é confundido, o qual varia de região para região, ou de país para país.
caril de frango do campo
Para as pessoas hemodialisadas que queiram seguir alguma dieta, sugiro aqui 3 dicas:
– Substituir os iogurtes por creme de aveia
– Acrescentar só abacaxi e arandos secos.
-Os paparis são muito salgados, cuidado!

1 frango do campo / 1 flor de anis / 3 paus de canela / 3 grãos de pimenta / 2 cravinhos / 1 folha louro / 4 cardamomos / 4 alhos / ½ colher chá de coentro em pó / 1 c. chá açafrão / 1 c. sopa cominhos / 30g gengibre / 1 c. sopa canela / 2 malaguetas / 1 batata / 2 tomates / 2 c. sopa de massa de tomate / 2,3 cebolas / ½ pimento verde / 1 chávena de leite de coco / 2 iogurtes naturais / 1 ramo de coentros
Fruta variada / frutos secos : alperces secos, abacaxi, maçã, tâmaras, arandos secos, 1 casca de limão, etc.
Aquecer em 5 c. sopa de azeite o anis estrelado, o pau de canela, pimenta, louro, cardamomo e cravinho. Juntar a cebola, o pimento e alhos picados; refogar. Juntar o coentro em pó, açafrão, gengibre, malaguetas e o tomate picado; deixar cozinhar. Adicionar bocados pequenos de frango do campo sem pele por 10 a 15 minutos. Depois os coentros picados, canela em pó e a batata. Aquecer ½ litro de água a ferver. Misturar os cominhos, leite de coco e os iogurtes e adicionar. Tapar e cozer 15 minutos aproximadamente. Finalmente! as frutas, mais um pouquinho até amolecerem. Acompanhar com arroz basmati e paparis.