Constatação : Há uma agressividade no ar… é o design automóvel, o design da moda, passando pela própria postura do indivíduo, na pose e no discurso.
Um pouco de psicanálise: As manifestações de agressividade poderão ser reflexos do medo ou e, da falta de confiança, fruto das incertezas, angustias pela dificuldade crescente da perceção e compreensão dos tempos modernos.





Facto paralelo: Os jogos eletrónicos no top de vendas, são de extrema violência, desde o atropelar grávidas e velhinhos, a rebentar com tudo e todos com um realismo sanguinário bem explicito. Guerra, guerra e mais guerra.

Análise objetiva tipo lugar-comum: A crescente desigualdade social e a concentração de riqueza obscena nas mãos de um número ínfimo de pessoas ou empresas e a exploração abjeta do ser humano, representando uma nova forma de escravatura, não nos conduzem a uma democracia pacífica e mais justa, mas sim a uma guerra, ensaiada em todo o terreno, dos gangues da droga, difusão do ódio nas redes sociais e grafites aos ditadores fundamentados na mentira, demagogia e terror.



Conclusão: ou as coisas mudam ou estamos f… a propósito:
“Para onde foram todas as flores” de Pete Seeger, 1955, cantada por Marlene Dietrich, Maestro: Burt Bacharach