O que se passa com a construção civil em Portugal?

Constatação 1 – Já reparam com certeza, nos revestimentos dos prédios construídos ultimamente em Portugal, nas ultimas décadas: Tintas empoladas em enormes bolsas descaídas, placas de tinta levantadas por má adesão, efervescências, a visualização das linhas dos tijolos por baixo, pedras e cerâmica a cair, massa a escorrer dos intervalos, etc. A ressalvar que são patologias após 1 a 2 anos de construção.
Constatação 2 – Na linha do tempo da construção em Portugal há o antes e o depois. O antes é a durabilidade da pintura ou outro revestimento. O depois é generalizado e recorrente.
Lógica 1 – Se a construção civil e a engenharia são uma arte baseada no conhecimento crescente e aperfeiçoado dos materiais e técnicas de construção, com o objetivo de construir cada vez melhor e com mais eficiência, logo há algo de muito errado e estranho nesta “involução” da construção em Portugal.
Lógica 2 – Existindo todo um conhecimento escrito, aprendido e verificado sobre materiais, técnicas e suas patologias, logo seria inadmissível que isto acontecesse.
Lógica 3 – Das 2, 1 ou 2 : ou é uma deliberada má construção ou e inexistente fiscalização.


Como é possível? Um edifício não é um móvel de decoração, é uma estrutura que tem que perdurar no tempo e no espaço (arquitetónico, estético), não pode ter uma garantia de 5 anos, devia ser de pelo menos, 20 ou 30 anos.

Algo vai muito mal no reino dos patos bravos em Portugal…

Publicado por

JÁ ESTOU NOS 60, SOU DO REINO DOS ALGARVES, HIPER SENSÍVEL ÀS AFRONTAS URBANÍSTICAS E SOCIAIS  E FAÇO HEMODIALISE 3 X SEMANA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s