
É uma mistura de vários legumes salteados com tofu. Pode aproveitar os legumes que tiver em casa, como, pimento, courgette, ervilhas, cenoura, tomate, milho, cenoura, beringela, etc. Se tiver restos de carne, pode adicionar ao tofu.
- 1 chávena de legumes aos quadradinhos por pessoa
- 1 tomate médio
- 1 cogumelo Portobello às tiras
- 2 alhos
- 2 colher de sopa de azeite
- 100g de fusilli por pessoa
- 1 cebola pequena e 3 alhos
- 1 pacotinho de creme de aveia ou de amêndoa, ou fazer molho branco (sem leite).
- pimenta, limão e um cubo de gengibre fresco espremido
Escorrer a água do tofu, embrulhar em papel de cozinha (uns 30 minutos) para secar bem. Cortar em pequenos quadrados e temperar o tofu com limão, gengibre e pimenta.
Fritar o tofu numa colher de sopa de azeite, até ficar tostadinho. Retire e reserve.
Juntar o resto do azeite e refogar a cebola picada grosseiramente com os legumes mais rijos, pimentos, cenoura, ervilha, depois juntar o tomate, o tofu, a courgette e o alho. Cozinhar até estarem macios. Podem temperar com piripíri, pimentão, orégãos, ervas aromáticas, conforme o gosto.
Cozer a massa. Junte a massa ao preparado, envolva bem e adicione o creme de aveia, mexendo suavemente até espalhar bem o creme.
Pode servir com queijo ralado por cima, mas cuidado com o sal.