Paelha

A Paelha é um guisado tradicional de Espanha, e também o nome da caçarola onde é confecionada, sendo o seu principal ingrediente o arroz. A sua origem encontra-se no município de Valência, na região de La Albufera, zona de arrozais, e remonta ao tempo dos mouros (sec VIII).

Como prato de origem camponesa, o “Arroz à la Valenciana“, inicialmente, incluía as verduras mais comuns na região (conforme a época), como o feijão verde, feijão manteiga, favas, tomate, e as carnes, frango, coelho ou pato, caracóis, adicionando azeite, água, açafrão e alecrim. Ao almoço, os camponeses reuniam-se ao redor do fogo e preparavam esta refeição ao ar livre, na paelha, caçarola de grandes dimensões com duas alças, servindo-se diretamente dela. Também era usualmente servido em ocasiões festivas ou reuniões familiares.

Veja neste vídeo como preparar a autêntica Paelha à la Valênciana.

Em Portugal, é também conhecido por arroz à valenciana, e bastante apreciado, sendo por vezes confecionado como aproveitamento de sobras de carne e/ou marisco, a que se juntam salsichas, pimentos, ervilhas, ou outros legumes, adicionando um pouco de vinho.

Esta foi a paelha que fiz, mas esqueci-me das lulas, que tinha comprado, nem com a receita à frente…

Fontes e receitas :

Publicado por

JÁ ESTOU NOS 60, SOU DO REINO DOS ALGARVES, HIPER SENSÍVEL ÀS AFRONTAS URBANÍSTICAS E SOCIAIS  E FAÇO HEMODIALISE 3 X SEMANA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s