A Paelha é um guisado tradicional de Espanha, e também o nome da caçarola onde é confecionada, sendo o seu principal ingrediente o arroz. A sua origem encontra-se no município de Valência, na região de La Albufera, zona de arrozais, e remonta ao tempo dos mouros (sec VIII).
Como prato de origem camponesa, o “Arroz à la Valenciana“, inicialmente, incluía as verduras mais comuns na região (conforme a época), como o feijão verde, feijão manteiga, favas, tomate, e as carnes, frango, coelho ou pato, caracóis, adicionando azeite, água, açafrão e alecrim. Ao almoço, os camponeses reuniam-se ao redor do fogo e preparavam esta refeição ao ar livre, na paelha, caçarola de grandes dimensões com duas alças, servindo-se diretamente dela. Também era usualmente servido em ocasiões festivas ou reuniões familiares.
Veja neste vídeo como preparar a autêntica Paelha à la Valênciana.









Em Portugal, é também conhecido por arroz à valenciana, e bastante apreciado, sendo por vezes confecionado como aproveitamento de sobras de carne e/ou marisco, a que se juntam salsichas, pimentos, ervilhas, ou outros legumes, adicionando um pouco de vinho.
Esta foi a paelha que fiz, mas esqueci-me das lulas, que tinha comprado, nem com a receita à frente…
Arroz à valenciana com porco, frango, vaca, salsichas, ameijoas, camarão, ervilhas, pimento e sem lulas
Fontes e receitas :
- Paelha – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) (com receita do ano 1513)