Horta e jardim na varanda!

Na varanda, terraço ou quintal

Não há melhor passatempo e descompressor mental! E se tivermos sucesso na luta contra os elementos, bicharada e clima, é um prazer assistir ao maravilhoso ciclo do crescimento, florestação e ao culminar do fruto, ou legume, que até dá pena colhê-lo.

E os perfumes do tomilho, do manjericão, do coentro, do alecrim e da hortelã, por exemplo, são o presente mais valioso, não só pelas suas fragrâncias, como nas sua variadas utilizações, no tempero, em chás, óleos essenciais e repelentes de insetos (mosquitos e pragas)

Como esta horta urbana é biológica, pois não vamos utilizar pesticidas industriais (sintéticos), que são tóxicas para nós, para os nossos animais de estimação, para os insetos benéficos (polinização) e para os eventuais pássaros visitantes, teremos que tentar imitar um pouco a agricultura biológica.

Algumas dicas :

  • Os coentros e manjericão afugentam algumas pragas, como a mosca branca.
  • Plantar duas plantas no mínimo para facilitar a polinização.
  • Atender às características específicas de cada planta, tipo de terra, + ou – sol direto, quantidade de agua, etc .
  • Compostagem (Tabela retirada do e-book da Escola Superior Agrária de Viseu)
Materiais que podem ser compostadosMateriais que não podem ser compostados
Resíduos de jardinagemRestos de carne
Restos de cozinhaOssos
Jornais (com tinta biológica)Produtos lácteos
CartãoFezes de animais de estimação
EstrumesPlantas infetadas
AlgasInfestantes
CascasCinzas (carvão ou carvão vegetal)
Lenhas de podaPapel colorido
Cinzas madeiraMateriais não biodegradáveis
Borras de caféMateriais tóxicos
Espigas de milho e caules
  • Uma camada de trevo e/ou urtiga, afugenta pragas e garante um bom nível de azoto.
  • Antes de regar tocar com o dedo na terra, para sentir a humidade à superfície e também um pouco mais fundo.
  • Plantar de preferência a partir de pequenos rebentos de plantas, à venda em casas especializadas ou em feiras.
  • As plantas mais frágeis podem ser colocadas em pequenos viveiros ou estufas de plástico adequadas a pequenos espaços.
  • Vasos suspensos para tomateiros cereja ou morangueiros, por exemplo.
  • Não desanimar se as plantas no inicio ficam feias, é normal, elas estão a se adaptar ao novo ambiente.
  • Utilizar Biopesticidas :

Tabela retirada do e-book da Escola Superior Agrária de Viseu

Utilizar Biopesticidas
Preparações à base de cobre Fungicida
Preparações à base de sabão com potassaInseticida
Piretrinas extraídas de plantas do género ChrysanthemumInseticida
AlhoInseticida/Repelente de insetos
Enxofre Inseticida/Repelente de insetos

Algumas flores e legumes da minha varanda:

Fontes usadas e recomendadas:

Vida Feliz na Horta – Relato bem detalhado com fotos do cultivo de hortaliças, receitas, Composto, Terra, etc.

Hortas Biológicas – Tratamentos naturais e caseiros para pragas , Manuais variados para descarregar.

Diário da Horta – Diário de uma horta com vários tipos de cultivo.

Dicas de Jardinagem – Tratamentos naturais e caseiros para pragas, informação precisa de vários cultivos.

49 fotos de jardins suspensos – Ideias de horta ou jardim vertical.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s