Atahualpa Yupanki

“Sua obra não tem limite geracional nem de género. É uma arte pura que nos representa, nos dignifica e nos mostra um caminho”

Citação da edição de maio da revista Rolling Stone argentina, de Nebbia.

Nunca mais me esqueci deste nome, Atahualpa Yupanki, não é fácil de fixar, mas como poderia olvidar, esta voz, a sua interpretação poética, doce, intensa, numa língua lindíssima, o argentino, que me é muito querida, por ter lá familiares, e ter conhecido Buenos Aires, quando tinha 15 anos. Seu nome era Héctor Roberto Chavero, e adotou como pseudónimo, os nomes dos dois últimos governadores do Império Inca, Atahualpa (1532-1533) e Yupanki (1471-1493).

Ele próprio era filho de pai quéchua e mãe basca, compositor, cantor, violonista e escritor argentino, percorreu o interior da Argentina e o Sul do Brasil, recolhendo musicas e canções folclóricas, muitas só de registo vocal, que passavam oralmente de geração em geração, como é o caso desta canção “Duerme Negrito”.

Deve ser das poucas canções que sei de cor, desde os 17 ou 18 anos, tal foi a forte impressão que senti quando a ouvi pela 1ª vez.

Em março de 1985, esteve em Portugal, e Jamás olvidaré el día que te vi y te escuché, hasta siempre Atahualpa Yupanki.

Publicado por

JÁ ESTOU NOS 60, SOU DO REINO DOS ALGARVES, HIPER SENSÍVEL ÀS AFRONTAS URBANÍSTICAS E SOCIAIS  E FAÇO HEMODIALISE 3 X SEMANA

4 thoughts on “Atahualpa Yupanki

  1. Por essas coisas da vida nunca consegui assistir ao vivo Dom Atahualpa mesmo quando esteve aqui em Porto Alegre, sul do Brasil, perto da Argentina e Uruguai. Fui encontrá-lo em 85 em Jujuy, Argentina, indo a Machu Picchu, passando pela Bolívia. Não permitiu fotografia mas tenho sua assinatura em meu caderno. Escutar D. Atahualpa é estar conectado com a natureza da vida. Belo e muito comovente post. O meu abraço.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s