Principais acontecimentos e escolhas pessoais:
Política Nacional e Internacional
Desvalorização do dólar – Crise do petróleo (a OPEP triplica o preço), Recessão – Crash da Bolsa Americana em 1973 – Watergate (Nixon) – Ditadura militar no Brasil – Aumento do terrorismo em alguns países Europeus – Japão e América Latina – Fim da Guerra do Vietname (1975) – Início da Guerra Soviético-Afegã (1979) – Guerra Civil no Líbano (1975) – Revolução Iraniana (1979) – A República Popular da China ingressa na ONU. Massacre de Wiriyamu (Moçambique) 1972 – Fundado o Partido Socialista, Mário Soares é eleito secretário-geral, 1973 – A Guiné-Bissau declara a independência em 1973 – Dá-se a Revolução dos Cravos em Portugal (25 de Abril de 1974) e a independência das então colónias portuguesas em África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Timor-Leste também proclamou a sua independência em 1975, mas foi imediatamente invadido pela Indonésia, uma ocupação que durou até 1999. Em Angola e Moçambique estalaram guerras civis (a guerra civil de Angola e a Guerra de desestabilização de Moçambique) com grande envolvimento de outros países, dentro do contexto da guerra fria. Fonte: Wikipédia
Social
Devido à recessão e inflação, deu-se uma crise generalizada de desemprego, que foi minimizada por politicas de assistência social, aumento de salários e transformação de algumas industrias mais afetadas. Em Portugal, com o 25 de Abril, a liberdade e democracia abriu novas perspetivas, oportunidades e justiça social.
Ciência e Tecnologia
- A Intel lançou o Intel 4004, primeiro microprocessador do mundo (dia 15 de novembro de 1971)
- Stephen Hawking (buracos negros e a Teoria da radiação de Hawking).
- Fibra ótica
- A popularização do Forno de Micro-ondas doméstico
- Televisão a cores
- Início do projeto do Eurotúnel em 1973
- Lançamento do 1º Airbus / França lançou o Concord
- Invenção das calculadoras de bolso
- Primeiros telefones celulares
- Serviço de E-mail
- As ciências biológicas avançaram bastante, com a biologia molecular, bacteriologia, virologia e genética alcançando suas formas modernas nesta década. A biodiversidade se tornou uma causa de grande preocupação com a destruição do habitat, e a teoria de equilíbrio pontuado de Stephen Jay Gould revolucionou o pensamento evolucionário.
- Biotecnologia
- O sequenciamento do DNA humano
- Cirurgias plásticas
- Tomografia, Ressonância Magnética
- “Lucy“, um hominídeo fossilizado da espécie Australopithecus afarensis, foi descoberto na região de Afar da Etiópia por Donald Johanson em 1974, fornecendo evidências de bipedalismo como uma ocorrência precoce na evolução humana.
- Carl Sagan montou a primeira mensagem física enviada ao espaço: uma placa banhada a ouro, fixada na sonda espacial Pioneer 10, lançada em 1972. A Pioneer 11, também carregava outra cópia da placa, foi lançada no ano seguinte. Ele continuou a refinar seus projetos; a mensagem mais elaborada que ele ajudou a desenvolver e montar foi o Voyager Golden Record, que foi enviado com as sondas espaciais Voyager 1 Voyager 2 em 1977.
- A luta contra a instalação de uma central nuclear em Ferrel (Peniche)
- Formação do Greenpeace, Canadá, em 1971, e os Friends of Earth, EUA, 1970.
Arquitetura
Aldo Rossi, Robert Venturi e surgimento de grupos arquitetónicos futuristas e radicais em vários países. Em Portugal destaca-se Nuno Teotónio Pereira, Álvaro Siza Vieira, Nuno Portas, Duarte Cabral de Mello, Eduardo Anahory, entre outros.
Moda
Vestimentas hippies, Jeans, calças à boca de sino, roupas e bijuterias artesanais e étnicas.

Literatura Portuguesa
As Novas Cartas Portuguesas de Maria Velho da Costa, Isabel Barreno e Maria Teresa Horta (1972, censurado), Livros RTP, explosão da edição de novos livros, editoras e Bibliotecas após o 25 de Abril, devido à censura do Estado Novo. Mário Cláudio, A. Lobo Antunes, Fernando Assis Pacheco, Maria Velho da Costa, Nuno Bragança, Agustina Bessa Luis, Vergílio Ferreira, Rui Nunes, Carlos de Oliveira.
Poesia
Herberto Helder, Nuno Júdice, João Miguel Fernandes, Jorge Manuel António Pina, António Franco, A. M. Pires Cabral, Jorge Fallorca, José Agostinho Baptista, J. H. Santos Barros.
Ensaio, Teatro, Ensino, Edição
Destaques: Editora Assírio & Alvim, Revista Colóquio-Artes (1971-1997), sob a direcção de José-Augusto França, Revista de Artes Plásticas, Porto, 1973, Obra A Arte em Portugal no Século XX, de José-Augusto França. Eduardo Lourenço, Eduardo Prado Coelho, Nuno Teixeira Neves, Nelson de Matos, Maria Alzira Seixo, Gastão Cruz, Fernando Guimarães, António Ramos Rosa (poeta), Eugénio Lisboa, Ana Hatherly, Alberto Pimenta, Joel Serrão, Joaquim Magalhães (Faro), Companhias de Teatro : “A Barraca“, Teatro da Comuna, Teatro da Cornucópia, Grupo Seiva Trupe, e outros.
A 25 de Abril de 1974 é o “25 de Abril”. A 10 de Junho, dia de Portugal, 48 artistas juntam-se para comemorar o acontecimento e pintar, em simultâneo, ao vivo, em directo diante do público e das câmaras da televisão um grande painel que tem como tema a liberdade. É um evento ingénuo e um pouco anedótico mas não vale a pena negar-lhe a sua autenticidade emocional e conjuntural. Durante a reportagem alguém diz a Júlio Pomar que a sua pintura é complicada. Pomar responde que a vida também é complicada.
Fonte: Instituto camões




Cinema (escolha pessoal)
A Clockwork Orange (Laranja Mecânica), de Stanley Kubrick, 1971, M.A.S.H de Robert Altman, 1972, Cabaret com Liza Minnelli, 1972, The Godfather (O Padrinho) de Francis Ford Coppola, com com Marlon Brando e Al Pacino, 1972, Solyaris de Andrei Tarkovski , 1972, Lágrimas e Suspiros de Ingmar Bergman, 1972, O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, com Marlon Brando, 1973, Cenas de um Casamento de Ingmar Bergman, 1973), Chinatown de Roman Polanski, 1974, Barry Lyndon de Stanley Kubrick, O Ninho dos Cucos com Jack Nicholson, 1975, Um Dia de Cão, de Sidney Lumet, 1975, Taxi Driver de Martin Scorsese com Robert De Niro, 1976, Os Homens do Presidente de Alan J. Pakula, com Dustin Hoffman e Robert Redford, 1976, Annie Hall de Woody Allen, 1977, Star Wars de George Lucas, 1977, O Homem que Gostava de Mulheres (L’Homme qui aimait les femmes) de François Truffaut, 1977, Grease com John Travolta e Olívia Newton-John, 1978, All That Jazz de Bob Fosse, 1979, Manhattan de Wody Allen, 1979, Kramer vs. Kramer com Meryl Streep, Apocalypse Now de Francis Ford Coppola, 1979, Stalker de Andrei Tarkovsky, e muitos outros, italianos e franceses.
Música
Algumas das minhas bandas favoritas e cantores dos anos 70.











Dos melhores da Música portuguesa, anos 70! Exceção de Rui Mingas, angolano.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontade, interpretado aqui por José Mário Branco
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E enfim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Luís Vaz de Camões