UE: Iniciativa para salvar abelhas precisa de 100.000 assinaturas até amanhã

Mais de um milhão de cidadãos europeus já assinou uma Iniciativa Europeia para pedir à União Europeia que proteja os polinizadores e elimine os pesticidas. Mas faltam 100.000 assinaturas. O prazo termina a 30 de Setembro.

Em causa está a Iniciativa Cidadã Europeia Save Bees & Farmers que quer “exigir medidas para eliminar os pesticidas sintéticos na Europa para proteger a biodiversidade, insectos e animais, agricultores e restantes cidadãos, todos vítimas do seu uso excessivo”, explica hoje, em comunicado, a Plataforma Transgénicos Fora.

Eram necessárias um milhão de assinaturas; de Novembro de 2019 até hoje, dia 29 de Setembro de 2021 estavam reunidas 1.091.380, num esforço conjunto de cerca de 200 organizações espalhadas pela Europa.

Acontece que são necessárias mais 100.00 para compensar a taxa de assinaturas inválidas. O prazo termina amanhã, dia 30 de Setembro.

“Além disso, Portugal ainda não conseguiu a sua quota mínima de 16.000 assinaturas para ser elegível a participar na Iniciativa”, acrescenta aquela Plataforma que apela à assinatura por um maior número possível de pessoas.

“Relembramos que não se trata de uma petição mas de um acto legal e formal que dá uma voz a cada um e uma das cidadãs/ãos e que obrigará a Comissão Europeia a legislar os pesticidas sintéticos.”

A Iniciativa pede a redução gradual dos pesticidas sintéticos na agricultura da União Europeia (UE) em 80% até 2030. O objectivo é que em 2035, a agricultura de toda a UE não precise destes pesticidas.

Pede ainda medidas concretas para a recuperação da Biodiversidade e que as zonas agrícolas se tornem um instrumento desta recuperação.

Por fim, pede apoio para os agricultores nesta transição para a agro-ecologia.

Helena Geraldes, da Revista portuguesa Wilder REWILDING YOUR DAYS

Agora é a sua vez.

Se estiver interessado, pode assinar aqui a Iniciativa.

Já há 1,103,749 participantes, neste momento. São precisos 1,15 milhões de assinaturas.

2 pensamentos sobre “UE: Iniciativa para salvar abelhas precisa de 100.000 assinaturas até amanhã

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s