Em Homenagem a José Mariano Gago.
A valorização da ciência, logo da investigação, como indicativo de maior e melhor escolarização, esclarecimento, progresso económico, social e de independência nacional.
A produção intelectual e artística, é a salvação económica, para um país pequeno e sem grandes recursos naturais e produtivos como é o caso de Portugal.
Nas ultimas décadas o investimento em ciência vem aumentando, apesar de insuficiente ainda, produzindo muitos e bons trabalhos de investigação, aumentando também a colaboração com instituições europeias e outras.
Em 2020, Portugal investiu 1,6% do PIB em investigação científica, estando abaixo da média europeia. Objetivo é que este valor suba para 3% da riqueza nacional até 2030.
Pedro Matos Pereira, investigador em entrevista ao Dinheiro Vivo
(…) É, no entanto, com enorme preocupação que assistimos à subvalorização grave da Ciência e da Comunidade Científica no nosso País. Enquanto em 2017 o investimento em Ciência em Portugal foi de 1,33% do PIB, Israel investiu 4,5%, a Suécia 3,4% e a Áustria 3,2% (dados OCDE). No ano passado (2019) o investimento foi de apenas 1,41% do PIB. Desde a crise do subprime em 2007 que as dificuldades financeiras da Ciência em Portugal não têm sido superadas. Na última década verificou-se um desinvestimento grave que hoje culmina no subfinanciamento crónico bem visível. (…)
Movimento 8%
Carta aberta por um investimento urgente em Ciência em Portugal (2020)
Petição Pública
Últimas da Ciência em Portugal (privada e pública)
- De 22 a 28 de Novembro na página da Ciência Viva,
Damos a conhecer os nossos cientistas, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade. São centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país.
Este ano assinalamos também os 25 anos da criação, em 1996, do Dia Nacional da Cultura Científica , celebrado a 24 de novembro por iniciativa do então ministro da Ciência José Mariano Gago em homenagem ao divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.
- Centro dedicado ao cancro do pâncreas em Portugal

Inaugurado dia 27 de Setembro de 2021, pelas 15h, o Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud,
Começou a guerra contra o cancro do pâncreas
O cancro do pâncreas é uma doença rara, que representa 3% de todos os casos de cancro, e durante décadas foi uma doença negligenciada. Mas não é apenas um dos tipos mais letais de cancro, como também a sua incidência tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos tempos. Os peritos do mundo inteiro já perceberam que é urgente encontrar novos tratamentos e métodos de diagnóstico precoce para este cancro – e também perceberam que é essencial que cientistas e médicos unam forças para ganhar a guerra contra ele. O futuro Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre, em Lisboa, irá em breve juntar-se a este esforço global. Segundo a Fundação Champalimaud, será “o primeiro no mundo simultaneamente dedicado à investigação e ao tratamento desta doença”.
Ler mais em Fundação Champalimaud
- Liliana Tomé recebe Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência
Na sua investigação, na área do Ambiente, propõe-se encontrar respostas mais eficientes para capturar os gases que emitimos, nomeadamente o dióxido de carbono (CO 2 ). A investigação de Liliana Tomé foca-se no desenvolvimento de um novo conjunto de materiais mais eficientes para captura de CO 2 , por exemplo em gases de exaustão libertados durante a produção de energia, e impedir a sua libertação para a atmosfera. Ler mais …
NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA
- Investigadores da U.Porto distinguidos pelo Programa Gilead Génese
Dois projetos de investigação liderados por cientistas do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), e direcionados para a melhoria do fabrico de vacinas contra a Covid-19 e para a proteção das mulheres de gravidezes não desejadas e da infeção pelo vírus VIH/SIDA, estão entre os vencedores da edição deste ano do Programa Gilead Génese, promovido pela GIlead Sciences, com o apoio do jornal Expresso. Ler mais …
Notícias Universidade do Porto
- A cientista Salomé Pinho, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi distinguida esta quinta-feira com o Prémio Pfizer 2021, na categoria de investigação clínica.
pelo trabalho desenvolvido na área do Lúpus Eritematoso Sistémico (LES). A equipa descobriu um novo biomarcador de diagnóstico e prognóstico da doença que permitirá aos médicos intervir atempadamente, evitando assim situações mais graves, como a perda progressiva e irreversível da função do rim. Ler mais …
Notícias Universidade do Porto
- Investigadores portugueses desenvolvem vacina comestível contra covid-19
E se um iogurte de kiwi pudesse ajudar no combate à pandemia? Ou mesmo um sumo reforçasse o seu sistema imunitário contra a covid-19? Em breve, pode vir a ser possível, graças ao trabalho dos investigadores do Laboratório de Biotecnologia Médica e Industrial (LaBMI), do Instituto Politécnico do Porto.
A equipa de cientistas portugueses está a desenvolver uma vacina comestível resultante da manipulação genética de plantas e probióticos.
Em vez de neutralizar o vírus, como uma vacina convencional, a nova vacina comestível pretende potenciar o sistema imunitário dos pacientes, através de produtos alimentares.
Ler em euronews
- Universidade de Coimbra cria rede de pesca biodegradável para proteger oceanos
A criação de uma rede biodegradável e a avaliação das capturas realizadas por embarcações locais na costa portuguesa são dois projetos da Universidade de Coimbra (UC) que visam a sustentabilidade da pesca artesanal e a proteção dos oceanos.
A BIOREDE nasceu de uma investigação científica no âmbito da ação UC MAR (Transferência de Conhecimento ao Serviço da Economia do Mar), visando a criação de uma rede de pesca totalmente biodegradável e biocompatível, que possa substituir as atuais, feitas de nylon, fibra sintética da família dos plásticos.
Ler mais em Correio da Manhã
- Projecto universitário português Startospolca vai ser posto em órbita pela Agência Espacial Europeia
No final do mês de Setembro, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai incluir um projecto científico nacional no lançamento de um balão para o Espaço, o Bexus 31.
Este projecto, o Startospolca, foi criado por um grupo de estudantes da Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da Universidade de Coimbra (UC) e tem como objectivo «medir a radiação de fundo no comprimento de onda dos raios gama».
Ler mais em Revista PC GUIA
- Maria Amélia Martins Loução vence Grande Prémio Ciência Viva 2021
A bióloga Maria Amélia Martins Loução, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é a vencedora do Grande Prémio Ciência Viva 2021.
Os restantes prémios da Ciência Viva foram para a cooperativa de educação e proteção marinha Ocean Alive, a série da SIC “Admirável Mundo Novo” e a campanha publicitária sobre fumagem tradicional da marca Izidoro e da agência O Escritório.
A cerimónia de entrega destas distinções acontecerá a 24 de Novembro (Dia Nacional da Cultura Científica), às 16h, no Auditório José Mariano Gago no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Fonte : Universidade de Lisboa
- Ana Paula Pêgo, investigadora, vai liderar a Sociedade Europeia de Biomateriais
Entrevista ao Jornal Económico
- Quatro investigadores da U.Porto entre os mais influentes do mundo
Os investigadores da Universidade do Porto Adrián Silva, Ana Rita Ribeiro, Lúcia Guilhermino e Manuel Simões integram a edição 2021 do índice “Highly Cited Researchers”, uma iniciativa da Clarivate Analytics– empresa norte-americana especializada em gestão de informação científica – que reconhece, anualmente, os cientistas mais influentes a nível mundial, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares.
Ler mais em Notícias Universidade do Porto