O filme ‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’, do realizador João Botelho, baseado na obra de José Saramago, venceu o prémio de melhor filme na competição internacional do Festival Efebo D’Oro, em Palermo (Itália).
Escrito em 1984, por José Saramago, foi adaptado ao cinema por João Botelho. Um filme onde podemos ver Chico Diaz, Luís Lima Barreto, Catarina Wallenstein, Victoria Guerra, Hugo Mestre Amaro, João Barbosa, Rui Morrison, entre outros.
Depois de 16 anos exilado no Brasil, Ricardo Reis (heterónimo de Fernando Pessoa) chega a Lisboa em dezembro de 1935. O ano de 1936 é o ano de todos os perigos, do fascismo de Mussolini, do Nazismo de Hitler, da terrível Guerra Civil espanhola e do Estado Novo em Portugal, de Salazar. Ricardo Reis assiste assim ao desenrolar de um tempo particularmente sombrio na Europa. Depois de uma visita à sepultura de Fernando Pessoa, o fantasma do poeta faz uma série de aparições no quarto de Reis onde, durante meses, ambos se perdem em reflexões sobre a vida, o país e o mundo. E onde surgem duas mulheres, Lídia e Marcenda são as paixões carnais e impossíveis de Ricardo Reis.
Comunidadeculturaearte