São eles que anunciam o verão. Não sei doutra glória, doutro paraíso: à sua entrada os jacarandás estão em flor, um de cada lado. E um sorriso, tranquila morada, à minha espera. O espaço a toda a roda multiplica os seus espelhos, abre varandas para o mar. É como nos sonhos mais pueris: posso voar quase rente às nuvens altas — irmão dos pássaros —, perder-me no ar. “Aos Jacarandás de Lisboa” Eugénio de Andrade
As Árvores, “Guardiãs da Natureza”, são um esplendor natural, vital para todos os nossos sentidos e bem-estar.
Parar um pouco, extasiar o olhar pelo seu porte e sua beleza, examinar suas folhas, frutos e flores, o seu perfume, os seus habitantes, tirar uma foto e indagar o seu nome.
Ignorar uma Árvore, passar-lhe indiferente, agredi-la, é ficar mais pobre, mais triste.
Dois livros infantojuvenis recomendados : “O Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos ( inclui o livro completo ) e “A Árvore Generosa” de Shel Silverstein
Em Lisboa existem mais de 800 mil árvores (autóctones e exóticas), pertencentes a mais de 100 espécies diferentes, e centenas de espécies de arbustos e herbáceas.
Câmara de Lisboa, Ambiente
A Câmara de Lisboa disponibilizou um Guia Ilustrado das Árvores de Lisboa :
Imagens de algumas zonas verdes e árvores de Lisboa.










Pelos jardins de Lisboa encontram-se realmente belas árvores. E esse guia, que eu também tenho, é muito interessante.
Há alguns anos fui a uma visita guiada organizada pela CML para conhecer árvores da cidade, mas não sei se ainda fazem essa visita.
GostarGostar
Quando tiver mais tempo, gostaria de ir tirar fotos destas árvores, a Lisboa, e postá-las no artigo. Vivi lá tantos anos e não consigo encontrar nem uma, mas devo ter tirado de certeza. Essa visita guiada, dever ser bem interessante. Obrigado pela visita, Dulce.
GostarLiked by 1 person