O que se passa na Amazónia é a nossa vergonha, provavelmente a maior ameaça do ser humano à natureza, a outros seres humanos, a milhões de seres vivos, fauna e flora que tem sido dizimados com uma fúria e rapidez, como em nenhuma outra parte do mundo. Uma ameaça à nossa sobrevivência, ao planeta Terra.
Tenho seguido textos que denunciam e retratam impiedosamente os atentados a que está sendo sujeita. e não posso deixar de transcrever aqui alguns excertos, dos próprios ou traduções de publicações (português do Brasil), para quem desconhece ou para quem se interessa pelo assunto.
Desmatamento na Amazônia: Deter 2022 registra o pior fevereiro da série histórica
Manaus, 11 de março de 2022 – Dados do sistema Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados hoje, reafirmam que o desmatamento na maior floresta tropical do planeta segue fora de controle. Entre os dias 1º e 28 de fevereiro, os alertas apontam para um total de 199 km² desmatados. Isso representa um aumento de 62% em relação ao mesmo mês de 2021. É a maior área com alertas para o mês desde 2016, quando foram iniciadas as medições do Deter-B. Os alertas de desmatamento se concentram principalmente nos estados de Mato Grosso, Pará e Amazonas. (…)
Ler mais em: / MARCOS PĘDŁOWSKI

Savanização à vista: estudo sugere que Amazônia está próxima de ponto de inflexão de floresta tropical
A floresta amazônica pode estar se aproximando de um ponto crítico que pode ver o ecossistema biologicamente rico e diversificado transformado em uma savana com gramíneasa savana
POR KATIE HUNT PARA A CNN
O destino da floresta tropical é crucial para a saúde do planeta porque abriga uma variedade única de vida animal e vegetal, armazena uma enorme quantidade de carbono e influencia fortemente os padrões climáticos globais. (…)
Ler mais em: / MARCOS PĘDŁOWSKI

Roubo de ouro é legalizado na Amazônia brasileira
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está impulsionando a mineração na região amazônica com decretos
POR NORBERT SUCHANEK PARA O “JUNGEWELT”
O presidente de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, emitiu dois decretos na última sexta-feira (11/02) para aumentar a mineração de ouro na região amazônica. A primeira lei simplifica os critérios de atribuição de concessões mineiras. Este primeiro ato foi complementado por outro decreto, que, segundo o anúncio do governo na segunda-feira, pretende ser um programa de apoio ao desenvolvimento da mineração artesanal. O objetivo do programa, denominado Pró-Mape, é “promover as melhores práticas e promover a saúde e a dignidade das pessoas envolvidas na mineração artesanal e artesanal”. (…)
Ler mais em: / MARCOS PĘDŁOWSKI

«Meus avós pescavam neste rio para alimentar a comunidade. Agora é tudo contaminação por lodo, gasolina, diesel e mercúrio. Os peixes estão morrendo e nossa terra Yanomami está morrendo.
Nós Yanomami estamos sofrendo, não temos paz. Os garimpeiros destroem nossas casas (Yanopë), destroem nossa floresta (Urihi), destroem nossa espiritualidade do xamã e dos espíritos da floresta (Xapori e Ayakora).
Os garimpeiros levaram tudo, nossa segurança e nossa saúde.» Júnior Herurari Yanomami
Ler mais em: March 25, 2022 by Barbara Crane Navarro – Rainforest Art Project

Moratória da soja: brecha continua permitindo desmatamento em fazendas de soja na Amazônia brasileira
Dados de satélite mostram floresta tropical desmatada para gado e milho em fazendas que cultivam soja, minando as alegações de que a cultura está livre de desmatamento
POR LUCY JORDAN, ALICE ROSS, ELISÂNGELA MENDONÇA, ANDREW WASLEY E LIAM SLATTERY PARA O “THE GUARDIAN”
Mais de 1.000 quilômetros quadrados de floresta amazônica foram derrubados para expandir fazendas de soja no estado brasileiro de Mato Grosso em um período de 10 anos, apesar de um acordo para protegê-lo, de acordo com uma nova investigação.
Em 2006, foi introduzida a histórica moratória da soja na Amazônia , proibindo a venda de soja cultivada em terras desmatadas após 2008. De 2004 a 2012, o desmatamento na Amazônia caiu 84% . (…)
Ler mais em: / MARCOS PĘDŁOWSKI
WWF: Produção de soja causa destruição ambiental em massa
POR MORITZ ETTLINGER PARA O UNSERE ZEITUNG
Em um novo relatório , a organização ambientalista WWF chama a atenção para as consequências devastadoras da produção de soja para o meio ambiente, pede uma mudança em nossa dieta e regulamentações legais em nível da UE para proteger as florestas, especialmente na América do Sul.
Seja carne, peixe ou queijo: há mais soja em muitos produtos de origem animal do que você pensa – pelo menos indiretamente. Porque cerca de 55 Kg de soja per capita acabam no prato europeu todos os anos através da alimentação de vacas, porcos ou galinhas. Isso é relatado pela organização de proteção ambiental WWF em seu novo relatório, no qual chama a atenção para a destruição ambiental causada pela produção e cultivo de soja, especialmente na América do Sul. (…)
Ler mais em: / MARCOS PĘDŁOWSKI
Totalmente incompreensível o que se está a passar numa época de emergência ecológica. Lucro, lucro e lucro, apenas o que interessa. O resto são detalhes. Mesmo que esses detalhes sejam a vida no planeta e a continuação da humanidade.
Terrível e doloroso.
GostarLiked by 1 person
Cegueira total. Ao ganharem com a destruição sistemática dos recursos, estão a cavar a sua própria sepultura e a dos seus descendentes. É mesmo contra natura.
GostarLiked by 1 person