Merry Christmas, Mr. Lawrence, Furyo, do japonês “Prisioneiro de guerra”, é um filme de Nagisa Ôshima, com David Bowie, Tom Conti e Ryuichi Sakamoto, como principais actores. É baseado no livro “The Seed and The Sower”, de Sir Laurens Van der Post.
Este filme arrepiante, violento, intimista, foca-se sobretudo nas relações de poder entre os protagonistas, e decorre em 1942 durante a 2ª guerra Mundial, num campo de prisioneiros japonês em Java, na Indonésia, durante o confronto das forças inglesas e japonesas. Aqui neste campo, o confronto irá centrar-se nas diferença culturais, nos conceitos de honra, rendição, em ser-se prisioneiro de guerra, na homossexualidade, na humilhação.
São os fatores psicológicos, políticos e sociais de dois impérios coloniais diferentes que se se encontram e afrontam, em terra alheia.
Para além do enredo, que veio da pop e da comédia, a mestria do grande Ôshima, nos longos planos demorados e intensos, algo histriónicos, nos comportamentos dos orientais, há a música inesquecível e perturbadora da autoria do compositor japonês e aqui actor, Ryuichi Sakamoto.

Ryuichi Sakamoto tocando Merry Christmas, Mr. Lawrence